É fato que empresas do setor de saúde passam pelo crivo do mercado como qualquer outro segmento. Mas existem fatores, além dos mercadológicos, que devem ser observados e trabalhados para aumentar a performance do negócio.
Primeiro é importante observar a legislação do setor, talvez o mais vasto do mercado. O setor de saúde é orientado por diversas leis, regulamentos e normativas que garantem a qualidade dos serviços prestados, já que o produto final está diretamente relacionado a vida e bem-estar do consumidor. Os gestores deste segmento precisam entender como as regulamentações impactam na operação e como obter bons resultados fazendo o certo.
Outro fator de influência é a performance da equipe. Durante a formação, os profissionais de saúde não são incentivados a estudar sobre empreendedorismo e gestão, o que os leva a serem muitos bons tecnicamente, mas pouco estrategista. Por isso, é papel do gestor desenvolver essas habilidades na equipe. Mesmo que o colaborador não exerça cargo de gestão, é importante incentivá-lo no autogerenciamento. Um exemplo clássico da falta de autogerenciamento é a utilização inconsciente de insumos para procedimentos. Seja em clínicas de estética ou em grandes hospitais, a conscientização do profissional na utilização de insumos fará toda a diferença nos resultados finais do negócio.
Para o desenvolvimento da equipe, promova treinamentos práticos, com metodologias ativas como Quiz e Simulações. Mas principalmente, implante a conscientização na cultura organizacional, através de racionalização de produtos descartáveis do dia a dia, como copos e papeis.
Outro fator que colabora com o consumo consciente de insumos é a elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP), que é um documento objetivo e de simples entendimento que detalha como procedimentos operacionais devem ser realizados de forma padrão, podendo inclusive incluir a quantidade de insumos a serem utilizados em cada procedimento.
Por fim, conte com a tecnologia para integrar todas as áreas da empresa e facilitar a gestão das informações. Um sistema de gestão eficiente pode economizar tempo e mão de obra para identificar as falhas que precisam de atenção. Além de fornecer informações gerenciais que ajudarão a traçar novas estratégias para o negócio. Mas para analisar esses dados é preciso olhar estratégico e gerencial.
Você como gestor ou empreendedor na área da saúde, sente-se apto à atuar nos três pilares sugeridos neste artigo?
Publicado em: 30/09/2020
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