6 chaves para um bom Planejamento em Enfermagem

6 Chaves para um Bom Planejamento em Enfermagem Faculdade ITH

Planejamento em enfermagem é fundamental, principalmente se você é enfermeiro(a) e assumiu um cargo administrativo ou de gestão.

A premissa do empirismo nas práticas do cuidado tem sido contestada desde a década de 1950 e, por essa razão, os profissionais, impulsionados pelo positivismo, pela lógica do sistema capitalista e pelo avanço da ciência buscaram a valorização da enfermagem ao iniciar a construção de um conhecimento próprio, por meio de elaborações teóricas.

No Brasil, o emprego da sistematização das ações de enfermagem ocorreu a partir da publicação do livro “Processo de Enfermagem”, de Wanda de Aguiar Horta, na década de 1970. Baseada na teoria das necessidades humanas básicas de Maslow, sob a classificação de João Mohana, ela propôs uma metodologia, a qual denominou processo de enfermagem.

Enfermeiros precisam entender de planejamento?

Nesse sentido, todo/a profissional enfermeiro/a, em caráter histórico da profissão, está direta e naturalmente ligado(a) ao cuidado, à assistência e, ainda, a ações de caráter extremamente administrativo / burocrático (vamos dizer assim). Mas até que ponto o/a profissional enfermeiro(a) está preparado/a para ser um gestor/a?

Assim, enfermeiros/as, ao assumirem uma unidade, têm – sob seu comando – uma equipe de enfermagem, a qual deverão direcionar para uma assistência de qualidade, com a minimização de erros e conflitos, além da gestão das outras diversas atividades. Logo, para isso ocorrer, torna-se de suma importância o planejamento estratégico das ações.

O que é planejamento em enfermagem?

O termo “planejamento” é utilizado intuitivamente por pessoas há, praticamente, todo instante. “A forma mais simples de se definir planejamento é dizer que se deve pensar antes de agir” (PALUDO, PROCOPIUCK, 2014, p. 14). Todavia, nem sempre essa forma intuitiva de planejar pode ser aplicada, em virtude de o ato de planejar envolver tanto situações simples quanto complexas.

Nas organizações, inclusive de saúde, por exemplo, planejar não é tão simples assim, pois, geralmente, envolve um grande número de interessados que precisam ser compreendidos, contemplados e envolvidos para articular diversos recursos da mesma organização, em torno de um objetivo comum e, quando tratamos de profissionais da enfermagem, é maior ainda, visto a grande variedade de atividades.

Desse modo, em um ambiente de mutações constantes e com alto grau de interação entre os fatores internos da organização e fatores externos do ambiente, o Planejamento tem ganhado destaque.

Para realizar um bom planejamento em enfermagem, seja institucional, setorial, de um plantão ou ainda de procedimentos, torna-se indispensável uma decisão antecipada, que contenha 6 perguntas que você deverá fazer a si mesmo/a. São elas:

6 Perguntas indispensáveis para um bom Planejamento em Enfermagem:

1. Planejamento em Enfermagem: O que fazer?

A determinação do que deve ser feito é super relevante para um bom resultado, mas não pode ficar somente guardado para você, ou escrito em seu diário ou caderneta: sua equipe necessita ter ciência sobre o que deve ser feito. Antes de tudo, é hora de identificar, descrever o problema de forma adequada. A gravidade desse problema varia durante o ano? As definições operacionais são claras?

2. Quem vai fazer?

Identificar habilidades e competências de pessoas é a chave para todo(a) enfermeiro(a) ter êxito com a gestão da sua equipe. Por isso,eleger pessoas para serem responsáveis por determinados procedimentos, ou projetos, faz toda a diferença.

Primeiro: veja quem são os indivíduos que estão mais próximos aos problemas. Quais são os pacientes / clientes que estão reclamando? Em seguida, defina quem será o responsável por cada ação prevista para alcançar a meta que estabeleceu. Mais importante que as ações que serão realizadas, a seleção e a escolha das pessoas são de grande relevância.

3. Quando irá fazer?

Determinação de tempo, prazo, faz parte do planejamento assim como elemento importante para a gestão do/a enfermeiro/a. Determinar em que momento, seja do dia, da semana, do mês ou do ano será realizado tal projeto, ou procedimento, resulta positivamente na sua gestão.

4. Planejamento em Enfermagem: Como irá fazer?

Como primeiro passo, podemos dizer que um bom desenho, mesmo que mental, faz-se necessário para obter resultados positivos. Muitas vezes, não conseguimos atrair resultados positivos, pois mentalmente não estamos preparados. Ë isso mesmo, nosso cérebro precisa estar convencido do que irá realizar, quando e como, assim, quando você estiver envolvido(a) com tal procedimento, ou projeto, seu cérebro está na mesma sintonia que você.

5. Onde irá fazer?

Muitas vezes afirmamos que iremos realizar uma determinada atividade em “tanto” tempo, sem ao menos saber em que local será realizada tal atividade. Assim, é imprescindível que, ao iniciar o processo de planejamento, determine o local que será alvo de tais ações.

E, por último, uma das perguntas mais relevantes e significativas:

6. Qual(is) será(ão) a(s) consequência(s)?

Para obter resultados expressivos e positivos do planejamento, toda e qualquer ação requer identificar aonde se pretende chegar; isso mesmo, quais objetivos esperam. Todo bom gestor não deve ser pessimista, mas deve calcular até mesmo os erros e os resultados negativos, ou seja, ter Planejamento. Assim, identificar com antecedência, quais consequências aquele determinado planejamento irá trazer a você, a sua equipe, à empresa e, consequentemente, ao seu cliente, é de extrema importância.

Prof. Me. Laércio Neves.

Deixe um comentário