Seja em hospitais, clínicas ou outras instituições de saúde, faz parte da rotina de um enfermeiro no hospital estar na “linha de frente”. Ou seja, o profissional de Enfermagem presta os primeiros atendimentos, realiza exames preliminares, preenche fichas médicas, administra os medicamentos prescritos e monitora o quadro geral de saúde dos pacientes internados.
Aliás, muitos afirmam que essa profissão da área da saúde é para quem realmente tem vocação para cuidar dos outros. E não é por menos, viu? De fato, o profissional enfermeiro é aquele que está todo dia em contato com os pacientes, realizando procedimentos clínicos e executando tratamentos, não é verdade?!
Com efeito, os enfermeiros e técnicos de enfermagem desempenham papel singular no acolhimento humano e cuidado personalizado do paciente. Assim, em uma equipe multidisciplinar, eles exercem papel de facilitadores dos processos diários da assistência e colaboram na aplicação das melhores práticas de segurança na rotina de manejo dos pacientes.
Mercado de trabalho em Enfermagem
A pandemia do novo Coronavírus, que afetou a todos mundialmente, evidenciou ainda mais os inúmeros desafios enfrentados por trabalhadores da área da saúde. Ou seja, além das questões de saúde pública, como recursos escassos, falta de profissionais e insumos, houve, ainda, o estopim da saúde mental.
Hoje, o mercado de trabalho para profissionais enfermeiros está bastante aquecido e disputado. Nesse sentido, vale ressaltar que a atuação deste profissional é extremamente relevante da saúde básica à alta complexidade na vida de um paciente.
Contudo, destaca-se que a carreira de enfermeiro não consiste apenas no atendimento, pois também permite atuar na gestão hospitalar e em outros desafios, como a gestão pública e a vida acadêmica. De fato, os enfermeiros podem seguir carreira nas áreas hospitalar e clínica, na biossegurança, na pesquisa e no resgate, por exemplo.
Diante do cenário atual, sabe-se que a jornada de trabalho tem demandado mais empenho de todos, sobretudo, nos momentos delicados de perda de paciente, pessoas próximas ou colegas de trabalho. Por isso, os profissionais afirmam que são essenciais na luta não só contra a Covid-19, mas contra outras patologias, como HIV, câncer e doenças mentais – para citar apenas algumas.
Especializações mais indicadas aos enfermeiros
Atualmente, como você deve imaginar, não basta ser apenas graduado. Com efeito, o atual mercado de trabalho exige que os profissionais estejam constantemente atualizados, em formação continuada. Nesse sentido, cursar uma especialização – pós-graduação lato sensu – é uma escolha promissora.
Na faculdade ITH, Edtech de cursos life long learning com 8 anos de história no Ensino Superior, há especializações nas áreas de saúde e gestão. Hoje, a instituição possui mais de 50 opções de cursos de graduação, pós-graduação e MBAs; mais de 7 mil alunos formados; professores especialistas, mestres e doutores e, ainda, nota máxima no Ministério da Educação (MEC), no EaD.
Algumas especializações da Faculdade ITH aos profissionais enfermeiros:
- Auditoria em Serviços de Saúde;
- Doenças Infecciosas e Parasitárias;
- Enfermagem Obstétrica;
- Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica;
- Gestão e Liderança em Enfermagem;
- Urgência e Emergência + UTI;
- MBA Gestão Hospitalar, dentre outros.
Assim, vale reforçar que, além de competências técnicas, as chamadas hard skills, no ramo da saúde as competências socioemocionais/comportamentais – as soft skills – também são muito requeridas. Portanto, não basta só dominar conceitos técnicos e práticas assistenciais, é necessário saber liderar, comunicar-se e tomar decisões estratégicas, não é verdade?!
Leia também: O que a faculdade não ensina que as empresas exigem?
Áreas de atuação e média salarial de enfermeiros hospitalares
Atualmente, a atuação da enfermagem é bastante ampla e diversa. Em geral, o trabalho está relacionado à assistência hospitalar, à educação continuada, aos serviços de internação em clínica médica. Ainda, atuam em saúde da mulher, com atividades em centro cirúrgico, pediatria, pronto-socorro, cuidados paliativos, transplantes, entre outros.
De acordo com informações do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), em julho de 2022, por exemplo, havia 666.555 enfermeiros em atividade no Brasil. Se somarmos os técnicos e auxiliares de enfermagem, são mais ou menos 2 milhões e 700 mil profissionais da área. E o número aumenta a cada dia!
Eis alguns locais de atuação de profissionais enfermeiros:
- clínicas de estética;
- casas de parto/maternidades;
- casas de repouso/lares de idosos;
- laboratórios de análises clínicas/biológicas;
- ambulatórios;
- consultórios particulares;
- creches;
- centros esportivos;
- ambulâncias;
- acampamentos;
- UPAS;
- aeronaves; dentre outros.
Em qualquer campo de trabalho, a entrada do enfermeiro recém-formado no mercado é ótima. A média salarial fica entre R$ 1,5 mil e R$ 8 mil, podendo variar bastante conforme o cargo ocupado, o tempo de carreira em Enfermagem, as especializações e as funções desempenhadas.
Desafios à rotina de um enfermeiro no hospital
Como em qualquer ramo, a saúde, no Brasil e no mundo, enfrenta obstáculos, seja em termos de pessoal, seja em termos de políticas públicas para acesso democrático às questões de saúde no país. No entanto, vale lembrar, somos a única nação que tem um sistema próprio e gratuito de saúde, o SUS.
Hoje, os maiores desafios dos profissionais enfermeiros estão associados a aspectos organizacionais. Infelizmente, há escassez de material, falta de assistência e ausência de mão de obra especializada. Logo, isso causa redução de equipe e resulta em um atendimento precário, impactando a qualidade da segurança dos pacientes.
Além disso, outros desafios são encontrados na rotina de um enfermeiro no hospital:
- Salários;
- Falta de valorização profissional;
- Escassez de materiais hospitalares;
- Estrutura física inadequada;
- Processos médicos;
- Concorrência;
- Responsabilidade elevada;
- Sobrecarga de trabalho;
- Abdicação de tempo em família;
- Pressão dos pacientes e da sociedade;
- Necessidade de atualização constante.
Quer saber mais sobre gestão e liderança em saúde? Então acesse: Gestão e Liderança das equipes de saúde: qualidade e segurança do paciente
Agora que você está por dentro de como é a rotina do enfermeiro no hospital, venha conhecer os cursos de graduação, pós-graduação, MBA e extensão da Faculdade ITH, de Goiânia-GO. Você pode cursá-los de forma presencial, EAD ou híbrida.
Para mais informações, fale conosco pelo WhatsApp da Faculdade ITH.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.