Redação vestibular: Você sabe qual é o tipo de redação exigido na maioria dos vestibulares e no Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM?
Seja a redação do ENEM, seja uma carta aberta ou um artigo de opinião, atualmente, grande parte das instituições pede a escrita de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, opinativo, na prova de redação vestibular.
Vai fazer vestibular? Leia aqui como escolher o melhor curso e a instituição ideal para você!
Bem, se você não sabe o que é um texto dissertativo-argumentativo, então, fique com a gente e continue a leitura deste conteúdo.
Infelizmente, no Brasil, as experiências escolares dos estudantes, com a disciplina de Língua Portuguesa e/ou Redação, considerando tanto o Ensino Fundamental quanto o Médio, não tem causado boas lembranças.
A verdade é que muitos candidatos a provas de vestibular têm obtido desempenho abaixo do esperado. Por exemplo, na última edição do ENEM , em 2021, o número de redações zeradas foi de 95.788. E os principais motivos foram:
- – Redações em branco: 43.391
- – Fuga ao tema: 28.408
- – Cópia do texto motivador: 7.551
- – Texto insuficiente: 6.215
- – Não atendimento ao tipo textual: 4.865
- – Parte desconectada: 2.818
Redação vestibular: O que são textos dissertativos-argumentativos?
Texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações fundamentadas. Textos dessa natureza possuem uma estrutura padrão composta de três partes: introdução, desenvolvimento/argumentação e conclusão. Por serem argumentativos, requerem a defesa de um ponto de vista, a sua opinião sobre determinado tema.
Na introdução, deve-se apresentar:
- o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor por meio de contextualização (dados estatísticos, alusão histórica, comparações etc.) e
- b) a tese a ser defendida, ou seja, a defesa de um ponto de vista.
Por exemplo, sobre o assunto “Caminhos para combater o preconceito racial no Brasil”, uma tese possível seria “o preconceito contra pessoas de etnias diferentes dificulta o combate ao preconceito racial no Brasil.
No desenvolvimento (argumentação), deve-se registrar os argumentos para embasar as ideias, comprovar a tese. Afim de sustentar a tese, pode-se fazer uso de citações de pessoas/obras que sejam autoridade no assunto, referências históricas, conceitos teóricos consagrados, notícias veiculadas pela mídia, exemplificações, etc.
Exemplo:
“Última nação ocidental a conceder liberdade aos escravos, com a Lei Áurea, de 1888, o Brasil buscou construir, desde então, uma autoimagem de território de respeito às diferenças e de convívio racial pacífico”.
Na conclusão, deve-se constar a retomada da tese/tema e o encerramento das ideias. No caso da redação do ENEM, é solicitado, ainda, uma proposta de intervenção, ou seja, uma sugestão de melhoria para a problemática discutida.
Por exemplo:
“Logo, para se combater o preconceito religioso no país, a escola – de modo geral – deve prever ações/palestra/iniciativas para fomentar a reflexão e a discussão dessa questão com professores e estudantes. Além disso, as famílias devem – por meio de diálogo e debate – conscientizar crianças e adolescentes de que ninguém deve sofrer preconceito, seja por cor/etnia/raça, religião, etc.”
Redação do ENEM
Afinal, a partir do tema proposto, você precisa propor uma tese, desenvolver argumentos consistentes e concluir o texto sugerindo uma proposta de intervenção que contemple 5 elementos:
- – Agente: quem executará a ação;
- – Ação: o que será feito;
- – Meio: como a ação será realizada;
- – Finalidade: qual o propósito da ação;
- – Detalhamento: informação extra.
Exemplo:
Para que a democratização do acesso ao cinema ocorra no Brasil, é necessário que o Estado proporcione a redução coerente do custo de ingressos por região, nos meios de comunicação, por meio de anúncios, transmitidos por rádio, TV e internet, a fim de colaborar com o acesso igualitário.
– Agente: o Estado;
– Ação: proporcione a redução coerente do custo de ingressos por região;
– Meio: por meio de anúncios;
– Finalidade: a fim de colaborar com o acesso igualitário;
– Detalhamento: transmitidos por rádio, TV e internet.
Redação vestibular: Artigo de opinião
O artigo de opinião é um gênero textual dissertativo-argumentativo, em que o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. Geralmente, circula em jornais, revistas, portais, redes sociais. Normalmente, os artigos de opinião expõem temas de interesse da sociedade. Assim, são abordados fatos recentes, muitas vezes polêmicos, e de grande repercussão.
São características do artigo de opinião:
– Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
– Uso da argumentação e persuasão;
– Geralmente são assinados pelo autor;
– Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
– Possuem títulos polêmicos e provocativos.
Redação vestibular: Carta aberta
A carta aberta é um texto de caráter argumentativo que tem a função principal de se posicionar ou solicitar alguma medida em relação a determinada questão social. Com propósito diferente de uma carta pessoal, por exemplo, a carta aberta trata de uma reivindicação específica e elenca argumentos para convencer seus leitores.
Em sua estrutura apresenta:
- título;
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão;
- despedida/assinatura e
- identificação de local e data.
Assim, vale lembrar que, para aperfeiçoarmos – cada vez mais – a escrita de textos, precisamos proceder à leitura diária de variados gêneros e tipos textuais. Além disso, foque sua leitura em temas atuais e não se esqueça de praticar a produção escrita. Apenas com a prática conseguimos ótimos resultados. Bons estudos!
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre tipos e gêneros textuais, estude por meio dos cursos de graduação, especialização e MBA da Faculdade ITH. Você pode estudá-los de forma presencial, on-line ou híbrida.
Para mais informações, segue link do WhatsApp do ITH: https://web.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=556230917079
Autoria
Faculdade ITH
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.