Melhores resultados com planejamento estratégico em empresas de saúde

Melhores Resultados com Planejamento Estratégico em Empresas de Saúde Faculdade ITH

Em um contexto altamente competitivo de mercado, um planejamento estratégico, que permita a uma empresa alcançar seus resultados, é questão de sobrevivência. Seja na Gestão Hospitalar, seja em outra unidade de saúde, o fato é que toda organização carece de profissionais capacitados em gestão, ou seja, com habilidades para liderar, gerenciar, planejar, executar e fiscalizar/monitorar demandas.

Você está preparado para implantar e implementar um planejamento estratégico em sua empresa?

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Fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/a-importancia-do-planejamento-estrategico-na-area-publica

Em linhas gerais, a gestão estratégica faz parte – ou deveria fazer – do planejamento e dos objetivos de toda e qualquer empresa ou profissional. Portanto, questões importantes como engajamento e comprometimento no trabalho são esforços que devem ser pontuados por todos os envolvidos no processo organizacional, ou seja, gestores/lideranças e equipes de trabalho.

Nesse sentido, destacamos que uma organização deve considerar aspectos sociais, políticos, culturais e ecológicos (fornecendo, também, espaço adequado para preocupações de ordem ética e estética) na busca de ideais. As demandas das diferentes partes interessadas na organização precisam ser atendidas adequadamente para que sua viabilidade seja em longo prazo.

Vale destacar que, em termos de estratégia, primeiramente deve-se definir o perfil da organização. Após, é preciso decidir acerca do início da atividade de planejamento estratégico, a qual será evidenciada no Plano Estratégico da empresa.

As organizações são criadas em bases teóricas e precisam declarar suas intenções ideológicas/filosóficas. Logo, faz-se necessário enunciar a missão, a visão, os valores e o negócio da empresa, expressando – dessa maneira – o sonho, a visão de sociedade, os ideais e valores de seus criadores.

É preciso ter em mente que, no nível normativo de desempenho, tais premissas ficam ainda mais difusas. Como medir a realização da missão? E a realização dos valores organizacionais por todos os que trabalham e se relacionam com a corporação? Apesar dessa dificuldade, o nível normativo é essencial para o sucesso da instituição.

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Fonte: https://depaulacontadores.com.br/planejamento-estrategico-o-que-e-e-como-fazer-o-seu-do-zero/

Sobre os pilares/premissas da empresa, isto é, acerca da identidade organizacional, seguem suas definições:

 Missão: É a razão de existir do negócio/empreendimento, está muito relacionada à sua essência. Deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo. Uma empresa deve existir para levar o benefício (do produto ou serviço) aos consumidores. Em síntese, poderíamos resumir a missão em uma frase: Por que eu existo?

 Visão: Significa o objetivo que a empresa deseja atingir em curto, médio ou longo prazo. A visão da empresa pode ser considerada como parte fundamental do desenvolvimento da identidade corporativa, é fundamental que que esteja pautada por indicadores e metas. Em síntese, poderíamos resumir a visão em uma frase: Onde eu quero chegar?

 Valores: São os princípios éticos, ideais de atitude que pautam e orientam o cotidiano empresarial, colaborando para uma boa convivência e influenciando a criação de um ambiente leve e com regras claras para trabalhar. Veiculam como resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Em síntese, poderíamos resumir os valores em uma frase: Quais são as minhas crenças?

Na sequência, exemplo da identidade organizacional da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS:

Missão

Promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais – inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores – e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

Visão

Ser reconhecida como indutora de eficiência e qualidade na produção de saúde.

Valores

A ANS tem por valores institucionais a transparência e ética dos atos, o conhecimento como fundamento da regulação, o estímulo à inovação para busca de soluções e sustentabilidade setorial e o foco no compromisso social.

Como você deve imaginar, o planejamento estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a organização na direção correta, ajudando para que ela possa se antecipar às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

A seguir, seguem perguntas orientativas que colaboram para a construção do plano estratégico:

estrategia perguntas
Assim, o planejamento estratégico é composto de algumas etapas, sendo que as principais são:
etapas do planejam

Análise de cenários/ambientes interno e externo: É a Análise de Cenários que irá fundamentar as estratégias de uma instituição/empresa, por isso é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico.  O conceito de análise de ambiente, desse modo, pode ser definido como um processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que interferem na atuação das empresas, no cumprimento de sua missão e em sua capacidade de atingir as metas estipuladas.

Definição das estratégias: É o conjunto de objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização. É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração/Planejamento Estratégico, que é o processo de planejar, executar e controlar.

Definição do modelo de negócio: Cada empresa tem a sua forma de funcionar. A mais difundida se refere às capacidades de uma organização em criar, renovar, inovar ou agregar valor a uma ideia no mercado. Seria como um plano de ação (canvas, matriz swot etc.), no qual se propõe uma maneira de agir e atender ao esperado pelo público. Independentemente de qual, o modelo de gestão deve considerar todos os recursos materiais, financeiros, humanos, tecnológicos e informação disponíveis na organização. Os diferentes tipos de modelo de negócio ajudam as empresas a estabelecerem preços, relacionamentos e áreas de atuação.

Definição de indicadores, metas e planos: Para o bom monitoramento e acompanhamento da estratégia de uma instituição, é essencial a implementação de sistema de indicadores de desempenho que viabilize, de forma dinâmica, o estabelecimento de metas e o fornecimento de informações necessárias ao processo gerencial. Numa organização, as estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores. Após definidos os indicadores, é o momento de estabelecer metas/planos, as quais podem ser numéricas ou quantitativas por porcentagem. O importante é que a organização tenha metas para que os indicadores possam ser avaliados.

Monitoramento das estratégias: Embora, muitas vezes, esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial. Para que a empresa se destaque em sua área de trabalho e consiga um bom desempenho em relação às estratégias e objetivos traçados, por exemplo, é necessário que exista um monitoramento sobre desempenho em relação às metas traçadas. Para obter um controle da execução da estratégia, é preciso acompanhar e avaliar como ela está acontecendo, e se está de acordo com a melhor opção tanto para a empresa quanto para os clientes. É através do monitoramento que o gestor pode avaliar se aquele plano traçado é realmente efetivo e se os resultados estão sendo os esperados.

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Fonte: https://www.dinamize.com.br/blog/modelo-planejamento-estrategico/

Logo, podemos inferir que tantos hospitais, como clínicas e demais organizações de saúde têm a responsabilidade de se manterem em constante atualização de seus produtos e serviços, uma vez que todas visam ao bem estar de seus usuários. Para isso, a gestão estratégica necessita ser a pauta de toda e qualquer instituição de saúde que preza por atendimento adequado e humanizado.

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Referências:

Análise de Cenários e Planejamento Estratégico. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/a-analise-de-cenarios-e-o-planejamento-estrategico#:~:text=Sua%20principal%20fun%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20analisar,decis%C3%A3o%20mais%20fundamentada%20e%20precisa.

CHIAVENATO. I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio Janeiro: 2º ed. Elsevier, 2009.

FHEMIG – FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Planejamento e Gestão estratégica. Disponível em: <http://www.fhemig.mg.gov.br/pt/institucional/planejamento-estrategico/planejamento-e-gestao-estrategica>.

GONÇALVES, Ernesto Lima (Org.). Gestão Hospitalar: administrando o hospital moderno. São Paulo: Saraiva, 2006.

HENRY Mintzberg critica “fórmulas prontas” do planejamento estratégico Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/entrevistas/negocios-economia/henry-mintzberg-critica-formulas-prontas-do-planejamento-estrategico/59/>.

IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/definicao-e-exemplos-de-visao-de-uma-empresa/

KESTELMAN, Hélio Nahnen et al. Planejamento Estratégico em Organizações de Saúde. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010 – (Gestão em Saúde).

https://scoreplan.com.br/indicadores-de-desempenho-um-guia-completo-para-gestao-de-performance/

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