O ensino digital não é uma tendência, mas uma realidade

O Ensino Digital Não é Uma Tendência, Mas Uma Realidade Faculdade_ITH

Muito se fala sobre o ensino digital hoje que nós conhecemos como o famoso EAD, principalmente devido ao momento de pandemia que estamos enfrentando. Foram mais de 1,5 bilhões de alunos do ensino básico a ficarem exclusivamente confinados em casa, o que resulta em aulas através de plataformas digitais.

O primeiro relato de ensino à distância foi feito em 1709 através de um curso de datilografia realizado por meio de correspondências e o primeiro relato nos Estados Unidos ocorreu em 1908. O ensino a distância é um meio de utilização de aprendizagem através de uma ferramenta mais acessível, trazendo uma praticidade para a rotina das pessoas e existe há muitos anos, trata-se de algo que está presente na vida de várias pessoas há bastante tempo.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico indicou para a União Europeia, juntamente com a Universidade de Harvard um estudo a respeito da necessidade de continuar o aprendizado, ainda que seja para crianças de dois anos de idade. O estudo traz a percepção de que se é importante levar em consideração o aprendizado de uma criança que está nos seus primeiros anos de vida, isso nos leva a entender o quanto é indispensável para um adulto que está no mercado de trabalho e que busca desenvolver novas habilidades. É de extrema relevância continuar o desenvolvimento de aprendizado neste período de pandemia.

A FBV nos dá uma estimativa de que temos 420 milhões de smartphones no Brasil, ou seja, até mais do que a população atual no país. Hoje a população tem acesso a uma tecnologia avançada, isso nos mostra a era de tecnologia que estamos vivendo, de modo geral, não apenas isolado, é algo que está presente na rotina diária da sociedade, o que nos leva a entender que o ensino digital acompanha essa era tecnológica. A tecnologia coopera para que haja um maior acesso à educação de qualidade e que alcance mais pessoas, isso também devido aos valores mais acessíveis. O ensino a distância cresceu 196% nos últimos quatro anos, enquanto o ensino presencial cresceu apenas 10.6%.

Vale ressaltar que a qualidade do ensino como um todo, independente se é uma especialização presencial ou uma especialização ead, precisa ser mantida, tendo isso em vista, podemos entender que o conhecimento de qualidade que é passado é mais relevante do que a modalidade que está sendo ofertada.

O ensino híbrido é uma tendência mundial, isso porque são vários os conteúdos que podem ser ofertados a distância, acompanhado de situações que exigem presencialidade. O que proporciona a harmonia entre a junção dessas duas modalidades.

Hoje o profissional que é exigido no mercado, é um profissional que é protagonista e para ser protagonista, ele precisa de uma bagagem composta por liderança, conhecimentos tecnológicos, ser proativo e criativo, estar focado em soluções. Quando você tem acesso à tecnologia, automaticamente você condiciona o seu aprendizado a ter essas habilidades.

O IBGE traz dados de que 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet, fixa ou móvel. O que confirma a realidade digital na vida da população brasileira.

As informações atuais são rápidas e atualizadas, trazem modernidade e os ensinos que são passados aos alunos, são inovadores, então o que a tecnologia nos proporciona hoje é algo muito diferente do que era oferecido anos atrás.

A plataforma digital é uma opção que traz metodologias ativas que fornece o peer instruction (método de ensino interativo, baseado em evidência) que tem grandes resultados de aprendizado.

A situação atual nos mostra o quanto o ensino digital já está consolidado, é de fato uma realidade no presente mercado. O período de pandemia é o momento de olhar para essa modalidade de ensino, como uma grande oportunidade de crescimento, de avanço profissional, acompanhar as mudanças e os avanços de maneira rápida e perspicaz irá agregar muito valor ao profissional.

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