Comunicação e Segurança do Paciente: o que tem a ver?

Comunicação e Segurança do Paciente: O Que Tem a Ver Faculdade ITH

Será que a comunicação e a Segurança do Paciente estão relacionadas? Sim! É super importante uma comunicação clara e assertiva para melhorar a Segurança do Paciente e toda a organização hospitalar.

A liderança e comunicação são competências chaves para o profissional que atua na gestão em saúde, sendo assim, devem caminhar lado a lado. Pois liderar está diretamente relacionado à capacidade de influenciar e inspirar outras pessoas. 

E nesse contexto, fica evidente a dificuldade de estabelecer essas competências dentro da gestão sem uma comunicação clara e assertiva, pois o líder que se comunica de maneira efetiva gera valor em todos os seus processos trabalhados, trazendo engajamento dos seus liderados.

Comunicação e segurança do paciente: clareza é segurança

Entendemos que atualmente a Segurança do Paciente é o foco das organizações de saúde, sendo assim, quando falamos desse tema, estamos abrangendo ações e estratégias a todo tempo para garantir que o cliente seja o centro do cuidado, e esquecemos que trabalhar a clareza das informações é o diferencial para alcançar grandes resultados na gestão dos riscos e principalmente na experiência positiva que iremos proporcionar aos pacientes.

Dessa maneira, fica claro que a comunicação assertiva é extremamente importante para implantação e sucesso de qualquer processo em saúde. O que ainda é pouco claro e muitas vezes não trabalhado nos processos é a importância de entender os tipos de comunicação.

Temos a comunicação verbal e a não verbal, e esquecemos que muitas vezes sem falar estamos nos comunicando com o paciente, o colega de trabalho ou nossos liderados e levamos a mensagem diferente para cada um mesmo tentando dizer o mesmo, pois a linguagem falada representa somente 7% da nossa comunicação, 38% o nosso tom de voz e 55% a linguagem corporal.

Como melhorar a comunicação e segurança do paciente

Existem inúmeros eventos adversos ocorridos que estão diretamente relacionados à falha na comunicação, inclusive um dos protocolos básicos de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, surgiu para que as organizações compreendam que a comunicação ineficaz é fator de risco para segurança dos pacientes e qualidade assistencial, e isso nos leva a refletir como profissionais e responsáveis por vidas.

Como estamos transmitindo nossas informações e conhecimentos? Porque muitas vezes as capacitações, treinamentos e reuniões não têm dado os resultados esperados? A maneira como me expresso tem sido adequada à mensagem que quero passar?

Comunicação e liderança para profissionais da saúde

A comunicação é uma ferramenta usada pelos líderes para influenciar comportamentos. O objetivo da comunicação na liderança é criar confiança entre os líderes e os colaboradores. Possui um papel fundamental na liderança, porque, por meio dela os gestores usam estratégias para engajar os funcionários e isso impacta de forma positiva no clima organizacional.

Um líder que possui uma comunicação assertiva com a equipe, contribui muito para a organização de saúde, fazendo com que todos os envolvidos estejam motivados para realizar um trabalho de qualidade.

Comunicar é quando a mensagem passada é entendida pelo receptor. Se não houver a compreensão, a comunicação falhou. Muitos profissionais acreditam que o fato de falarem algo significa que estão se comunicando. Comunicar está muito além da fala, envolve o processo de uso de outras linguagens, como a corporal e o tom de voz.

Estudar sobre comunicação e fatores que envolvem a mesma é o que levará gestores e líderes a terem melhores resultados. Vimos que a comunicação é um processo nato do ser humano e que existe em todos os campos da sua vida, inclusive no ambiente de trabalho.

O líder deve ser um bom comunicador e passar as informações que deseja de forma clara. Ele deve transmitir confiança no que diz, pois isso engaja e motiva a equipe, é importante também que ele seja um bom ouvinte, para entender quais são as dores dos colaboradores e pensar como pode ajudar.

Comunicar é passar confiança e segurança

Se a comunicação na liderança não está tendo êxito ela pode desmotivar o colaborador, portanto o fato de ter um processo de comunicação assertiva é fundamental para gerar valor no relacionamento com o colaborador, paciente e familiares do paciente.

Mais do que falar, o líder deve saber se expressar e garantir que foi compreendido, para evitar os problemas e ruídos da comunicação. É preciso adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.

O desenvolvimento de um líder depende de diversos fatores e, entre eles está, especialmente, a capacidade de se comunicar de forma assertiva, uma vez que impacta no relacionamento com os colaboradores e resultados da organização.

A importância da comunicação na saúde

Na saúde, sabemos a complexidade de projetos, processos e atividades. A comunicação é uma das aplicações mais essenciais para manter a qualidade do relacionamento entre líderes e equipes, além do próprio ambiente de trabalho. É preciso criar estratégias para garantir uma boa comunicação na liderança. Por exemplo: Desenvolver uma escuta ativa, aproveitar canais de comunicação internos, realização de feedbacks com a equipe e treinamentos sobre comunicação. 

Peter Drucker, o “pai” da administração moderna, já dizia: 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz. E você mesmo já deve ter ouvido ou mesmo vivenciado alguma situação em que a falta de comunicação foi apontada como vilã e causadora do problema. Portanto, desenvolver a comunicação é uma forma inteligente de gerenciar conflitos e ter um clima organizacional cada vez melhor. Isso é fundamental para que o líder tenha um time de resultados.

Autora: Vanessa Amaral dos Santos

Docente ITH

Especialista em Gestão em Saúde

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