Empreendedorismo na Enfermagem: por onde começar

Você sabia que a área de Enfermagem é uma das mais populares e requisitadas em vestibulares? Exatamente por isso, o empreendedorismo na Enfermagem é impulsionado diariamente.

Como você deve imaginar, profissionais de Enfermagem são fundamentais para o bom funcionamento de hospitais, clínicas e demais instituições de saúde. Vale lembrar que, durante a graduação, a qual dura, em média, cinco anos, os estudantes têm contato com uma formação um tanto quanto ampla.

Desse modo, os profissionais precisam, consequentemente, optar por cursar uma especialização, haja vista que a pós-graduação tem a prerrogativa de aprofundar conhecimentos específicos de determinada área.

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem , há mais de 2 milhões de enfermeiros atuantes no Brasil. Com isso, fica claro que a Enfermagem apresenta diversas possibilidades de atuação e formação.

Nesse sentido, convém enfatizar uma das possibilidades atuais no mercado de trabalho de Enfermagem: o empreendedorismo. Muitos não sabem, mas esta é uma modalidade cada vez mais procurada pelos profissionais da área.

Tem interesse em saber sobre 6 chaves para um bom Planejamento em Enfermagem? Clique e saiba mais:

image
Fonte: http://biblioteca.cofen.gov.br/consultorios-enfermagem-oportunidades-enfermeiro-empreendedor/

O que é empreendedorismo

Empreendedorismo é um termo bastante usado no setor empresarial e, muitas vezes, está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Está relacionado, também, com resolver problemas, pensar fora da caixa.

Empreender é, ainda, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Quando um empreendedor percebe uma necessidade dos consumidores, ele consegue criar uma maneira de resolver o problema, oferecendo um produto ou serviço que dê uma experiência de mais qualidade ao cliente (agrega valor). Logo, essa solução pode ser transformada em um negócio.

Conforme a pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, ser empreendedor – ou empreendedora – é ter um objetivo e trabalhar para alcançá-lo. No entanto, isso não quer dizer que você estará isento de encontrar desafios no caminho (geralmente, no meio do caminho, há uma pedra, lembra-se?!).

Empreendedorismo na Enfermagem

Já sobre o empreendedorismo na Enfermagem, sabe-se que é uma abordagem que vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Antigamente, era muito comum associar a rotina de enfermeiros a hospitais e unidades de saúde. Ou seja, atualmente, as possibilidades de atuação ampliaram e muito.

Apesar da ideia de empreender em Enfermagem ser muito atrativa, saiba que não é tão simples. Afinal, o mercado de trabalho é muito competitivo e exige muito esforço e dedicação. Uma grande sacada é oferecer diferenciais em seus serviços, o que irá trazer um grande valor competitivo perante aos seus concorrentes.

De fato, a formação em Enfermagem traz todo o conhecimento e habilidades necessárias para exercer a profissão, os quais serão importantíssimos para trilhar seu caminho como enfermeiro/a empreendedor/a. Mas, não se esqueça: você precisará desenvolver outros tipos de conhecimentos também!

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para profissionais da Enfermagem, especialmente em decorrência da pandemia da COVID-19, permanece bastante aquecido. Nesse sentido, seguem algumas possibilidades de atuação para quem visa ao empreendedorismo na Enfermagem:

Home Care

Atualmente, essa área da Enfermagem segue crescendo muito no atual mercado de trabalho. O serviço home care refere-se ao tipo de serviço em que o profissional vai até a casa do paciente, ou seja, é um atendimento personalizado e que pode ser realizado em pacientes de todas as idades. Principais atribuições desse profissional:

– Fazer curativos;

– Aferir a pressão arterial;

– Aplicação de medicamentos;

– Cuidados pós-operatórios.

Cuidados na terceira idade

Em relação ao cuidado de idosos, vale reforçar que o enfermeiro pode cursar uma pós-graduação em cuidados geriátricos, por exemplo, visando ao atendimento de famílias no cuidado com pessoas da terceira idade. Eis alguns dos principais atendimentos:

  • – Assistência na medicação;
  • – Segurança do ambiente;
  • – Auxílio na alimentação;
  • – Higiene corporal.

Cuidado com crianças

Muitas famílias não se sentem confortáveis em deixar os filhos em creches ou berçários. Assim, eles preferem contratar algum profissional para auxiliar no cuidado com as crianças. Desse modo, os enfermeiros que empreendem nessa área são bastante requisitados. Algumas das principais funções são:

  • – Assistência no cuidado de recém-nascidos;
  • – Assistência às crianças;
  • – Aplicação de medicamentos;
  • – Higienização;
  • – Aplicação de vacinas;
  • – Cuidado no tratamento contra doenças.

Consultórios e clínicas de enfermagem

Para aqueles profissionais que querem empreender na área, esse é um ótimo caminho:

Clínica de Enfermagem: empreendimento onde são realizados diversos tipos de procedimentos, como realização de curativos, aplicação de remédios, interpretação de exames, entre outros.

Consultório de Enfermagem: local onde são realizadas consultas de enfermagem.

Enfermagem estética: No atual cenário, principalmente no Brasil, os enfermeiros estão inovando ao se especializarem em procedimentos estéticos. Confira alguns que podem ser realizados por esses profissionais:

  • – Aplicação de Cosméticos;
  • – Criolipólise;
  • – Depilação a laser;
  • – Drenagem linfática;
  • – Micropigmentação;
  • – Peeling superficial e médio;
  • – Aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico.

Deseja saber sobre a carreira de Enfermeiro emergencista? Então leia nosso artigo. É só clicar!

Assim, a carreira de enfermeiro que tem visão e/ou perfil empreendedor(a) exige criatividade, muito trabalho e competência. Por isso, para ter sucesso profissional, é fundamental adquirir conhecimento sobre o mundo dos negócios, como marketing, contabilidade e gestão, além de boa capacidade de comunicação e relacionamento com pacientes e funcionários.

Atuando na Enfermagem de forma empreendedora, você tem mais liberdade para definir seus horários, autonomia para determinar locais para exercer a profissão e flexibilidade para desfrutar da vida profissional em relação a enfermeiros que não são empreendedores, por exemplo.

Agora que você está por dentro do empreendedorismo na Enfermagem, venha estudar por meio dos cursos de graduação, especialização e MBA da Faculdade ITH, de Goiânia-GO. Você pode cursá-los de forma presencial, on-line ou híbrida.

Para mais informações, segue link do WhatsApp da Faculdade ITH: https://web.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=556230917079

Autoria

Faculdade ITH

Deixe um comentário