No Brasil, o curso de Enfermagem é uma graduação na área da saúde que prepara os acadêmicos para se tornarem enfermeiros. E, caso você não saiba, as principais profissões na área de Enfermagem são essenciais na assistência em saúde, na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar dos pacientes.
Assim, o profissional formado em Enfermagem trabalha juntamente com profissionais médicos, visando ao tratamento mais efetivo e humano para seus pacientes. Além disso, nesse campo, há programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) para aqueles que desejam se especializar ou seguir carreiras de ensino e pesquisa.
Conforme informações do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em levantamento realizado em 2023, o número de profissionais enfermeiros no país, com inscrições ativas no conselho, passa de 700 mil. Com efeito, é um número bastante expressivo, e o mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais com essa formação.
Como é o curso de Enfermagem
A graduação em Enfermagem é um curso superior oferecido tanto como bacharelado quanto licenciatura. Com duração de 4 ou 5 anos, o curso envolve disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Psicologia e até Sociologia. Porém, para ter sucesso na carreira, é preciso estar atento à escolha de uma boa instituição de ensino e se dedicar com afinco em sua formação.
Hoje, a formação prática é uma parte fundamental dentro do curso. Assim, os estudantes realizam estágios clínicos em diferentes ambientes de saúde, tais como: hospitais, maternidades, clínicas, postos de saúde, onde ganham experiência prática no atendimento a pacientes sob a supervisão de enfermeiros registrados.
De fato, o mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem é amplo e os hospitais particulares são os que mais empregam enfermeiros atualmente. Nesse sentido, convém enfatizar que cabe ao profissional de enfermagem cuidar da higiene dos pacientes, verificar suas condições e administrar medicamentos.
Atualmente, apesar do reconhecimento crescente da profissão, especialmente devido à pandemia da Covid-19, a concorrência está sempre aumentando. Logo, se você pensa em entrar na área, encontrará ótimas perspectivas para crescer e se colocar no mercado. Bacana, não é mesmo?!
Leia também: Como é a rotina de um enfermeiro no hospital?
Especializações em Enfermagem
Hoje em dia, não basta ter apenas o diploma de graduação. Com efeito, o mercado de trabalho atual requer profissionais em constante atualização. Por isso, cursar uma pós-graduação lato sensu – especialização –, por exemplo, é uma decisão muito acertada.
Na faculdade ITH, instituição de ensino superior que tem 8 anos de história, há especializações tanto na área de saúde como de gestão. Hoje, a instituição – que é uma Edtech de cursos life long learning – possui mais de 50 opções de cursos entre graduação, pós-graduação, MBAs e cursos de extensão.
A seguir, confira algumas das principais especializações da Faculdade ITH para profissionais de Enfermagem:
- Enfermagem Obstétrica;
- Segurança do Paciente e Qualidade nos Serviços de Saúde com ênfase na Acreditação Hospitalar;
- Compliance em Saúde;
- MBA em Liderança e Coaching;
- Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica;
- Gestão e Liderança em Enfermagem;
- Urgência e Emergência + UTI;
- Saúde da Família e Saúde Coletiva, dentre outros.
Nesse sentido, além de competências técnicas, em saúde, as competências socioemocionais/comportamentais costumam ser bastante solicitadas. Assim, ter tomadas de decisão estratégicas, possuir perfil de liderança e comunicação assertiva importa tanto quanto o domínio de conceitos e práticas de assistência em saúde.
Principais profissões na área de Enfermagem
- Pediátrica
É um campo voltado para cuidados específicos com bebês, crianças e adolescentes. De modo geral, o enfermeiro pediátrico está presente desde o parto, ajudando com os primeiros cuidados.
- Ginecologia e obstetrícia
Enfermeiros especializados na área Obstétrica oferecem uma atenção integral à saúde da mulher, principalmente no período de preconcepção ao pré-natal, parto e pós-parto.
- Home care
Esta modalidade de atendimento permite que o enfermeiro cuide de pacientes em domicílio com mobilidade reduzida ou doenças que impedem as pessoas de fazer visitas às unidades de saúde de forma frequente. A atuação da Enfermagem em domicílio é regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n°270 de 2002.
- Enfermagem do trabalho
O enfermeiro do trabalho presta atendimento ambulatorial para colaboradores de empresas e grandes corporações. Ele também é responsável por implementar programas de prevenção de doenças. Este ramo visa a evitar acidentes ocupacionais e doenças profissionais ou relacionadas ao trabalho.
- Estética
É voltada para os cuidados da derme em diferentes níveis de complexidade. O enfermeiro da área atua protegendo e recuperando a saúde da pele dos pacientes. Esta área é bastante promissora, uma vez que os profissionais podem se qualificar para realizar uma série de procedimentos estéticos com finalidade terapêutica, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho.
- Enfermagem Aeroespacial
Quem atua com Enfermagem de Resgate, portanto, lida com situações de urgência e emergência, tanto em residências quanto em ambientes públicos. Essa área consiste na prestação de atendimento pré-hospitalar móvel em aeronaves de asas fixas ou rotativas.
- Enfermagem Forense
É uma especialização importante para enfermeiros que trabalham em situações de crime ou violência. Os enfermeiros forenses ajudam a preservar as evidências médicas para uso em investigações criminais e processos judiciais. A Enfermagem Forense é regulamentada pela Resolução Cofen 556/2017.
- Cardiologia
O enfermeiro especialista em Cardiologia possui experiência em avaliação clínica, interpretação de exames de imagem – tomografia e ressonância – por exemplo, e apresenta conhecimento em imaginologia. O profissional consegue interpretar exames específicos da área e outros que são comuns aos pacientes.
Saiba mais sobre Fazer faculdade ou seguir meu sonho?
Entendendo o mercado de trabalho
Conforme se sabe, a Covid-19 afetou a todos mundialmente, e acabou por evidenciar desafios constantes enfrentados por trabalhadores e organizações de saúde. Com efeito, aspectos referentes à saúde mental de profissionais e pacientes preocupou instituições e famílias ao redor do mundo.
Atualmente, o mercado de trabalho para enfermeiros anda bem aquecido, especialmente devido a maior preocupação não só com tratamentos, mas com prevenção também. Assim, vale ressaltar que a atuação de enfermeiros é extremamente pertinente para questões de saúde básicas e complexas.
De fato, enfermeiros são indispensáveis no dia a dia de hospitais e postos de saúde. Em 2021, um levantamento do LinkedIn revelou que houve um aumento de 800% na demanda de enfermeiros só na área de terapia intensiva. Logo, considerando a amplitude do mercado de trabalho na área de Enfermagem, é possível imaginar o quanto ser um profissional do setor pode ser promissor.
Agora que você já sabe quais são as principais profissões na área de Enfermagem, venha conhecer os cursos de graduação, pós-graduação, MBA e extensão da Faculdade ITH, de Goiânia-GO. Você pode cursá-los de forma presencial, EAD ou híbrida.
Para mais informações, fale conosco pelo WhatsApp da Faculdade ITH.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.