O que os profissionais de sucesso têm em comum?

Se alguém te perguntasse quem são os profissionais que têm sucesso hoje, você saberia dizer em segundos?

Pois é! Difícil, não?! Essa e outras perguntas, como de que área são, quais suas principais características, quanto ganham são algumas das principais feitas por quem busca saber mais sobre esse grupo e, claro, trilhar uma carreira promissora também.

Mas… Alto lá se você pensa que ser um profissional de sucesso é algo que acontece num passe de mágica. Muito pelo contrário, não há fórmula mágica para uma trajetória bem-sucedida, mas, analisando o histórico e o perfil de pessoas que trilharam um ótimo caminho profissional, é possível perceber 10 pontos fortes que são recorrentes entre elas.

Para conhecê-los, continue a leitura deste texto.

E, na prática, o que são profissionais de sucesso?

Não estamos falando apenas de sorte ou de inteligência acima da média. Não, não se trata só disso. Os profissionais de sucesso – geralmente – são vistos pelos colegas como pessoas ‘fora da curva’. Essas pessoas são tidas como referência de sucesso, criatividade e proatividade. Donos de uma capacidade ímpar para raciocinar e relacionar, esses profissionais se dedicam diariamente a aprender sempre mais. O assunto, inclusive, já é motivo de preocupação para pais e mães. Uma prova disso é a matéria que veiculou, este ano, na Revista Época Negócios Como criar os filhos para que tenham sucesso profissional no futuro?

Para Fernando Mantovani, diretor geral da gigante de recrutamento e seleção Robert Half, ser um profissional de sucesso nem sempre está ligado a dinheiro.

10 características dos Profissionais de Sucesso

Bem, mas quais as características, então, que essas pessoas têm?

10 características que os profissionais de sucesso têm em comum

Profissionais de sucesso trabalham com excelência

Quem nunca viveu uma crise no trabalho que atire a primeira pedra, não é mesmo?! E, em meio a crises, vale lembrar, os empregadores, cada vez mais, admiram aqueles profissionais que diagnosticam situações-problema, mapeiam soluções e propõem ações corretivas no processo que resultou no dano.

Portanto, executar apenas as ações solicitadas está totalmente fora de cogitação para profissionais que desejam garantir sua permanência na empresa, pois eles sabem que trabalham com excelência. É preciso ir além, mostrar a capacidade de ter uma visão completa das ações e, sempre que possível, antever os problemas.

Enxergam oportunidades e assumem desafios

Se você não sabe, a gente conta: pessoas bem-sucedidas não esperam as oportunidades aparecerem, ao contrário, criam oportunidades, estão sempre preparadas para enfrentar novos desafios, assumem riscos e fazem a diferença por onde passam.

Nesse sentido, vale o alerta de que assumir riscos não significa se colocar e/ou colocar a empresa em situações de perigo, por exemplo, e sim ousar, tentar algo novo, alçar voos mais altos.

Profissionais de sucesso trabalham bem em equipe

Profissionais bem-sucedidos lidam muito bem com as diferenças, estimulam o comportamento positivo, a participação colaborativa, o senso crítico e, ainda, ajudam a construir um ambiente saudável para todos da equipe. Trabalhar em equipe é compreender que os grandes resultados são conquistados com a junção de talentos e habilidades complementares, que fortalecem a capacidade individual e potencializam o desempenho dos profissionais como um todo.

Outro ponto a favor: pessoas de sucesso erram igual as outras, a diferença está no que fazem após detectarem as falhas. Em vez de se envergonharem do ocorrido e o bloquearem de sua mente, elas buscam entender o ocorrido, refletem sobre a situação da origem ao fim. Desse modo, tiram boas lições de cada experiência e as utilizam para seu crescimento e dos demais colegas.

São proativos

Perguntas que pessoas de sucesso fazem: Precisa de ajuda? Posso colaborar fazendo algo? É isso mesmo: profissionais de sucesso são, também, pessoas proativas. Eles se antecipam em relação às tarefas, pois sabem que podem ajudar a empresa a crescer e, por isso, se colocam à disposição para realizar tanto as suas atividades quanto as que não estão sendo feitas por ninguém e/ou precisam de força-tarefa, por exemplo.

Esses profissionais compreendem a importância do seu perfil para o sucesso de todos na empresa e se sentem verdadeiramente parte dela, visto que se preocupam em entregar o seu melhor em prol do crescimento da organização.

– Profissionais de sucesso são focados e motivados

A lista de qualidades não para. Profissionais de sucesso são pessoas altamente focadas em suas demandas diárias. Sabem como utilizar as ferramentas as quais têm acesso para impulsionar seu desempenho e atingir resultados além do esperado. Fora isso, costumam se sentir fortemente estimulados a ultrapassar barreiras e quebrar recordes, inclusive os próprios.

Com o profissional de sucesso não existe tempo ruim! Eles são despachados mesmo. Para o profissional de sucesso, um simples desafio deixa o seu dia mais animado; está sempre motivado e disposto para encarar os desafios do trabalho e os novos aprendizados.

Possuem forte senso de responsabilidade

Quer saber um segredo das pessoas bem-sucedidas? Lá vai: elas não têm medo de assumir a culpa quando as coisas dão errado ou não saem como o esperado. Nesse sentido, culpar fatores externos e outras pessoas pela sua falta de sucesso é como colocar a sua vida nas mãos dos outros.

Que tal, ao invés de culpar o entrevistador por não ter conseguido o emprego, pensar em como você poderia ter feito uma entrevista melhor? No lugar de culpar os clientes pelas vendas em queda, por exemplo, o que acha de refletir sobre quais passos construtivos terá que dar para inverter essa realidade? Fácil não é, requer mudança de postura, mas saiba que apenas você pode tornar as coisas melhores, no entanto, primeiro, é preciso ter responsabilidade sobre o seu sucesso ou não, ok?!

Profissionais de sucesso são inovadores

Eles conseguem transformar o simples em algo novo e completamente revolucionário. Estão sempre dispostos a sugerir novas ideias e trabalhar com afinco nelas. Costumam enxergar o que está à sua volta como oportunidades para identificar processos falhos e melhorá-los.

Possuidores de visão sistêmica, conseguem pensar em estratégias e avanços para auxiliarem a empresa a ganhar destaque no mercado.

São seres empáticos

A empatia, como você sabe, é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. O profissional de sucesso, por meio da empatia, consegue se colocar no lugar do próximo para compreender a maneira como ele toma decisões, conseguindo negociar e manter uma conversa em que as duas partes se sintam à vontade.

Nesse sentido, profissionais de sucesso estão sempre atentos tanto para ouvir quanto para aprender com seus colegas de trabalho, independentemente do cargo que ocupem. Assim, conseguem obter diferentes visões, o que amplia sua capacidade de percepção.

Profissionais de sucesso trabalham o autoconhecimento

O sucesso profissional – vale ressaltar – pode ser diferente para cada pessoa. Enquanto alguns desejam subir de cargo, outros, por exemplo, querem abrir a própria empresa. Por isso mesmo, para quem busca o sucesso, praticar o autoconhecimento é de extrema importância. Ou seja, é necessário se conhecer profundamente.

Esse processo é importante para você definir seu ideal de sucesso, descobrir as melhores estratégias e evitar frustrações futuras, concorda?!

Profissionais de sucesso servem de inspiração para os outros profissionais

Por natureza, profissionais de sucesso exalam motivação e inspiram pessoas. Suas atitudes impactam o ambiente em que estão inseridos, uma vez que não são necessários discursos quando se tem ação. São pessoas que assumem seus papéis com propósito, colocam essência e alma no que fazem. Não se esquivam de ensinar o que sabem, têm verdadeira paixão por compartilhar conhecimento e trocar experiências.

Como se tornar um profissional de sucesso

Bem, agora que você já ficou por dentro das principais características que pessoas de sucesso têm em comum, deve estar se perguntando: como me tornar um profissional bem-sucedido então?

Calma! A gente vai contar tudo:

  • Faça muito bem, com excelência mesmo, aquilo que você escolheu como profissão/ocupação; não se subestime, nem subestime ninguém.
  • Diariamente leia. Crie o hábito de ler jornais, revistas, conteúdos de blogs e atualizações da sua área.
  • Invista em capacitação. Estude, faça cursos de curta duração, extensão, especialização, mestrado e doutorado se puder. Estudo nunca é demais e, de quebra, ainda pode te salvar.
  • Busque desenvolver sua inteligência emocional. Todos temos muitas inteligências, facilidades e muitas lacunas, fragilidades em nossos perfis comportamentais, portanto, reconheça as suas, seja emocionalmente inteligente e não se sabote.
  • Não se esqueça de cuidar da sua imagem pessoal, pois ela é, também, a sua imagem profissional e diz muito sobre você.
  • Por fim, mas não menos importante: Construa uma boa rede de contatos. Networking é tudo e faz diferença sim.

Agora que você já conheceu as principais características das pessoas bem-sucedidas, queremos te convidar para continuar aprendendo e se capacitando por meio dos cursos de extensão, especialização e MBA da Faculdade ITH, de Goiânia-GO.

Na Faculdade ITH, você pode estudar de forma presencial, on-line ou híbrida.

Ficou interessado/a e deseja obter mais informações?

Clique aqui para falar diretamente no WhatsApp da instituição.

Pós-graduação na área da saúde é na melhor: Faculdade ITH.

Aqui, somos referêcia em conteúdo e qualidade.

Deixe um comentário