Gestão Hospitalar: saiba tudo sobre a graduação tecnológica!

Quer saber mais sobre a profissão de gestão hospitalar? Então continue com a gente neste artigo.

Caso você não saiba, antes da pandemia, o setor hospitalar foi o 4º que mais gerou empregos formais nos últimos anos. Só em 2017, 1.193.929 pessoas foram empregadas no setor.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), com base em informações do Novo CAGED, a área hospitalar gerou, só nos meses de janeiro a abril de 2021, ou seja, após/durante a pandemia, 120.244 novas oportunidades de trabalho.

Vale ressaltar que a atuação de equipes multiprofissionais é de extrema importância para o desempenho e qualidade nos serviços de saúde. Nesse sentido, a área de gestão/administração em saúde necessita de especialistas que saibam enfrentar e resolver demandas de alta complexidade, como capacidade de alocação de leitos e orçamentos em instituições de saúde.

Certamente que, hoje, um dos grandes desafios na área da saúde é a administração das empresas – tanto públicas como privadas, o que acaba tornando o/a profissional de gestão hospitalar cada vez mais requisitado/a no atual mercado de trabalho.

Como você sabe, são inúmeras as atividades executadas em um hospital. Algumas das principais são: cuidar da entrada de pacientes, da triagem na emergência, da marcação de consultas e realização de cirurgias, entre muitas outras funções.

Portanto, se você deseja investir nesta área, continue a leitura deste texto.

Para saber mais a respeito de cursos de graduação e instituições credenciadas pelo MEC, acesse:

O que é a Graduação Tecnológica de Gestão Hospitalar

Se você deseja ingressar na área da saúde ou, se já se encontra nela, mas precisa se atualizar com as inovações, tecnologia e melhores práticas do mercado, desenvolvendo, assim, uma visão estratégica da área, a graduação tecnológica em Gestão Hospitalar é para você!

De modo geral, o/a gestor(a) hospitalar tem uma profissão desafiadora, uma vez que a própria área demanda um olhar apurado para administrar diversos departamentos. Ele/Ela é o profissional responsável por otimizar processos, gerenciar pessoas e materiais e propor soluções para o crescimento da produtividade da organização de saúde.

image 1 1
Fonte: https://blogsaude.volkdobrasil.com.br/como-ser-um-bom-gestor-hospita

Como é o dia a dia

Na área da saúde, é comum encontrarmos uma cultura organizacional direcionada para a aplicação de estratégias apoiadas em tecnologias. Com a amplitude de soluções e ferramentas tecnológicas, muitos gestores apostam na troca de sistemas e implantação de máquinas modernas. Porém, na gestão hospitalar, segundo estudiosos da área, resultados satisfatórios para o negócio requerem uma visão integrada entre governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e gestão de pessoas.

De fato, estar atualizado/a na gestão hospitalar envolve muitos fatores, tais como: mapeamento de processos de rotina, acompanhamento de estoque, controle financeiro, gestão da compra de equipamentos médicos, dentre outros.

Se você deseja ler mais sobre a carreira da Gestão Hospitalar, acesse nosso blog:

Onde trabalha

Profissionais graduados/das em Gestão Hospitalar têm um vasto leque de oportunidades de atuação pela frente, podendo atuar em diversas organizações: hospitais, policlínicas, consultórios médicos, clínicas e unidades de saúde, casas/centros de saúde, maternidades, laboratórios, casas de repouso, empresas de exames clínicos complementares e empresas de seguro médico e hospitalar, etc.

Quanto ganha

Em algumas profissões, não existe lei que determine o piso salarial, é o caso da Gestão Hospitalar. Assim, o salário depende da qualificação profissional, do cargo exercido, do lugar de trabalho e da região em que a empresa está inserida.

Conforme o site Vagas, o menor salário do gestor hospitalar é de R$ 2.846,00, para recém-formado, sem experiência e sem especialização na área.

Segundo Educa Mais Brasil, dependendo do porte da empresa, do nível do cargo e das especializações, um(a) profissional de Gestão Hospitalar, de nível Pleno, atuando em uma empresa de grande porte, por exemplo, pode chegar a ganhar mais de R$ 9.000,00 mensais.

image 1
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/gestao-hospitalar/salario-de-gestor-hospitalar-carreira

Graduação Tecnológica de Gestão Hospitalar na Faculdade ITH

A graduação tecnológica de Gestão Hospitalar da Faculdade ITH terá duração de 36 meses, 2.500 horas. O curso tem conceito 5 pelo Ministério da Educação – MEC.

O início das aulas presenciais está previsto para 13 de fevereiro de 2023 na cidade de Goiânia-GO.

A Gestão Hospitalar está relacionada à administração de empresas atuantes na área da saúde. Ou seja, é o planejamento, a organização e a direção de hospitais públicos e privados, clínicas médicas, ambulatórios, laboratórios, spas e casas de repouso, entre outros.

A graduação tecnológica de Gestão Hospitalar é formada por um corpo docente multidisciplinar e especializado no assunto. Assim, os docentes estão aptos para trabalhar com os estudantes as etapas do planejamento, da organização e do gerenciamento dos serviços de saúde por meio de metodologias ativas e de aprendizagem significativa.

Principais disciplinas do curso Tecnológico Gestão Hospitalar

Disciplinas com carga horária de 80 horas

  • Gestão Hospitalar e serviços de saúde
  • Empreendedorismo, inovação e novas práticas de gestão
  • Políticas públicas em saúde
  • Estratégia empresarial e inteligência competitiva
  • Comunicação empresarial
  • Gestão de cultura, clima e engajamento das organizações
  • Disciplinas com carga horária de 40 horas
  • Economia e mercado hospitalar
  • Gestão de risco e Segurança do paciente
  • Bioética e biossegurança
  • Hotelaria, hospitalidade e humanização

Quer saber mais sobre Graduação Tecnológica? Então clique e fique por dentro.

Agora que você está por dentro da área da Gestão Hospitalar, estude por meio dos cursos de graduação, especialização e MBA da Faculdade ITH, de Goiânia-GO. Você pode estudá-los de forma presencial, on-line ou híbrida.

Para mais informações, segue link do WhatsApp do ITH: https://web.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=556230917079

Autoria

Faculdade ITH

Deixe um comentário