Toda instituição necessita de uma gestão comercial, este é um fato inegável. Seja empresa de grande, médio ou pequeno porte, não importa, é preciso ter um departamento capacitado para lidar com clientes, fornecedores e oferecer bons produtos e serviços, a fim de conquistar melhores resultados, não é mesmo?!
De fato, a gestão comercial torna-se fundamental para toda e qualquer organização. Portanto, possuir uma boa gestão, com estratégias para construir um bom relacionamento entre equipes, clientes, stakeholders e demais contatos, é muito importante.
Como você deve ter observado, graças à mudança da forma de consumo, tanto das pessoas quanto das organizações, o mercado está cada dia mais competitivo. Hoje em dia, ele exige mudanças de posicionamento e de execução, especialmente, por parte das instituições.
No mundo contemporâneo em que vivemos, não se vende mais um produto ou um serviço, mas sim um propósito. É preciso refletir uma real mudança organizacional e motivacional para que os consumidores se identifiquem.
Nesse sentido, é de extrema relevância ter um controle comercial que possibilite a empresa acompanhar todo o caminho do consumidor. Logo, Marketing e setor comercial precisam andar de mãos dadas, apresentar um discurso alinhado com os propósitos da empresa.
Deseja conhecer tudo sobre Graduação Tecnológica? Basta clicar neste link:
O que é a Graduação Tecnológica de Gestão Comercial
Para você que deseja ingressar na área comercial ou aperfeiçoar-se no desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing, gerenciamento de equipes de alto desempenho de vendas; análise de resultados e/ou consultoria de negócios, saiba que a graduação tecnológica em Gestão Comercial é para você!
Assim, o/a Gestor/a Comercial tem um papel estratégico, exigindo, assim, que este/esta profissional além de dominar técnicas de vendas, compreenda todo o processo de gestão. Além disso, é preciso que saiba analisar o comportamento do mercado, realizar análise de cenários e tendências de consumo, tenha um bom networking, um perfil inovador, saiba desenvolver parcerias estratégicas entre várias outras competências.
Fonte: https://www.celtaware.com.br/software-gestao-comercial/
Como é o dia a dia
A rotina de um/a profissional de Gestão Comercial concentra-se em coordenar os esforços e as estratégias em administração, marketing, vendas e financeiro. Por isso, excelente comunicação e perfil de liderança costumam ser fortes diferenciais nesta área.
Desse modo, costumam ser algumas das muitas atividades e tarefas executadas pela Gestão Comercial:
- Recrutamento, contratação e treinamento da equipe de vendas;
- Definição de metas de vendas;
- Avaliação de processos e procedimentos, bem como identificação de oportunidades de melhoria e implementação;
- Promoção de um ambiente competitivo e colaborativo;
- Definição e alinhamento de estratégias;
- Avaliação do desempenho individual da equipe e sugestão de ações corretivas sempre que necessário.
Vale lembrar que essa área abrange serviços de planejamento, avaliação, gestão de pessoas e de processos referentes a diferentes tipos de negócios e serviços. Essas atividades fazem parte do dia a dia de muitas organizações e instituições públicas ou privadas, de todos os portes e campos de atuação.
Onde trabalha
Supermercado, loja de departamento e instituições de ensino superior são apenas alguns exemplos de como, praticamente, todas as empresas precisam de gestão comercial para vender seus produtos e/ou serviços. Portanto, a atuação da gestão comercial é ampla e bastante diversificada.
De fato, o/a profissional de gestão comercial pode ir além do setor de varejo e produtos, pode trabalhar também na distribuição, logística e serviços diversos. Outra possibilidade é abrir a própria empresa, entrando no ramo do empreendedorismo, tão em voga no atual contexto social.
Ele pode atuar na auditoria de processos internos, na definição de objetivos e valores de marcas, vendas diretas e na intermediação entre setores administrativos e vendedores, dentre inúmeras outras possibilidades.
Isto é, na gestão comercial, você deverá gerenciar equipes e definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação, tudo por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
Quanto ganha
Conforme pesquisa do site EducaMaisBrasil, um profissional Pleno, atuando em empresa de médio porte, pode chegar a ganhar, mensalmente, mais de R$ 8.500,00. Evidentemente que a média salarial leva em consideração o tamanho da organização e o nível de expertise do profissional.
Graduação Tecnológica de Gestão Comercial na Faculdade ITH
A graduação tecnológica de Gestão Comercial da Faculdade ITH terá duração de 24 meses, 1.740 horas, no formato EaD. O curso tem conceito 5 pelo Ministério da Educação – MEC.
Desse modo, a Gestão Comercial vincula-se ao cenário atual, uma vez que o mercado se encontra em constantes inovações em função da globalização e do avanço tecnológico transformando o mundo em uma verdadeira aldeia global contribuindo, assim, para a expansão dos mercados e surgimento de novos modelos de negócios.
O curso tecnológico de Gestão Comercial é composto por professores especializados que atuam com abordagem multidisciplinar. Os docentes estão habilitados para trabalhar com os estudantes todas as etapas do gerenciamento comercial por meio de metodologias ativas e de aprendizagem significativa.
Principais disciplinas do curso Tecnológico Gestão Comercial
Disciplinas com carga horária de 80 horas:
Empreendedorismo, inovação e novas práticas de gestão
Contabilidade Gerencial
Estratégia empresarial e inteligência competitiva
Gestão de custos e precificação
Branding, marketing digital e de conteúdo
Gestão estratégica de vendas
Disciplinas com carga horária de 40 horas:
Gestão Corporativa
Gestão de relacionamento com o cliente
Comportamento do consumidor
Políticas comerciais e estratégias de vendas
No curso de Gestão Comercial, há emissão de certificação parcial nos três primeiros semestres do curso de forma automática, após aprovação:
- 1ª Analista em Gestão Empreendedora;
- 2ª Gestor Customer Success;
- 3ª Analista de Growth Haching.
Você sabe a diferença entre Pós-graduação, MBA, Especialização, Mestrado e Doutorado? Para tirar suas dúvidas, clique aqui:
Agora que você se atualizou acerca da Gestão Comercial, estude por meio dos cursos de graduação, especialização e MBA da Faculdade ITH, de Goiânia-GO. Você pode cursá-los de forma presencial, on-line ou híbrida.
Para mais informações, segue link do WhatsApp do ITH:
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.